A berinjela tem seu nome oriundo do termo persa badnjan e do árabe badinjanâ. Cultivada há mais de 4.000 anos na índia, chegou na Europa por meio dos árabes que viviam na península ibérica. Da Europa se espalhou pelo mundo.
Rica em vitaminas do complexo B1, B2 e B6, cálcio, magnésio e potássio, além de vitamina C e fibras, a berinjela é um poderoso antioxidante e deve ser incorporado da nossa dieta com mais freqüência.
Aqui pensamos em 3 pratos bem saborosos para não deixar essa delícia de lado:
- Primeiro uma receita mais básica para o dia-a-dia, para acompanhar uma carne, por exemplo: a berinjela feita com um fio de azeite, sal, orégano e só,
- Uma lasanha em que a massa é substituída pela base de berinjela,
- Para fechar um babaganoush, a pasta de berinjela defumada que pode ser um super aperitivo para qualquer ocasião.
BERINJELA GRELHADA
[ingredientes]
2 berinjelas médias orgânicas
sal
azeite
orégano
[preparo]
Corte a berinjela e fatias longitudinais e coloque de molho na água com sal por 20 minutos. Em uma frigideira, sele as berinjelas com azeite, sal e um pouco de orégano até ficarem douradas e crocantes.
LASANHA DE BERINJELA
[ingredientes]
-Base-
4 berinjelas médias
orégano
azeite
sal
-Molho –
10 tomates maduros (italiano ou holandês)
5 cebolas
500g carne moída
1 col cha canela
1 col sopa paprica defumada
pimenta do reino
sal
manjericão fresco
1 dente de alho
100 g azeitonas pretas
-Montagem –
- 100g peito de peru (pode substituir pelo peito de peru sem ser o defumado)
- 100 g de queijo
- queijo ralado para gratinar
[preparo]
-Base-
Corte a berinjela e fatias longitudinais e coloque de molho na água com sal por 20 minutos. Em uma frigideira, sele as berinjelas com azeite, sal e um pouco de orégano. Quando ficarem douradas reserve para usar como base no lugar da massa convencional.
-Molho –
Tomate – Corte 3 cebolas em fatias e os tomates em 4 partes . Refogue a cebola e em seguida coloque os tomates. Adicionei sal. Fogo baixo e panela tampada por cerca de 20 min. Abra a panela para reduzir um pouco a água. Finalize com filhas de manjericão. bata o molho no liquidificador e reserve.
Carne moída – Refogue 2 cebolas e o alho e em seguida adicione a carne moída, a azeitona, a páprica defumada, a canela, a pimenta do reino e o sal. Panela tampada, fogo baixo para cozinhar. Depois abra a tampa e deixe reduzir e dourar. Por fim, misture a carne moída com o molho de tomate e reserve.
[ montagem]
Faça a montagem da berinjela seguindo a ordem: berinjela -> peito peru -> queijo -> molho. Por cima coloque um pouco do queijo ralado para gratinar. Coloque no forno por cerca de 20 minutos e pronto!
BABAGANOUSH
[ingredientes]
4 berinjelas médias orgânicas
80 ml azeita extravirgem
40g de tahine alvorada orgânico
1 limão cravo (suco)
1 dente de alho
sal e pimenta a gosto
[preparo]
Espetar as berinjelas em um garfo e queime na boca do fogão até que fiquem moles e enrugadas. Em seguida envolva-as em papel alumínio e coloque no forno por cerca de 30 minutos. A berinjela precisa ficar bem cozida por dentro.
Em seguida, corte as berinjelas em sentido longitudinal e retire com uma colher a polpa (tem que estar bem molinho). Descarte a casca.
Em um processador, coloque o miolo da berinjela e todos os outros ingredientes. Processe até virar uma pasta. Se ficar muito seca, colooque um pouco de água até ficar no ponto desejado.
A pasta pode ser a base para as torradas de aperitivo. Enfeite com rabanetes coloridos , cenouras e mini-milho.
Gostou? Testa e nos conte o que achou 🙂