Aprenda a fazer essas bolinhas delícias para o dia-a-dia ou pra ocasiões especiais.
As bolinhas de energia, ou energy balls, são um coringa para aquela hora da vontade de comer doce e caem muito bem para acompanhar um café.
São adoçadas naturalmente com tâmaras e carregam toda a energia do mix de castanhas.
O toque doce/caramelo das bolinhas
A tâmara Medjoul é a mais cremosa e suculenta de todos os tipos de tâmaras e é exatamente essa, importada de Israel e orgânica que temos na nossa horta para colheita 🙂
De origem marroquina, a medjoul – que em árabe significa desconhecida – é considerada a rainha das tâmaras. Seu sabor é doce e cremoso, uma substituta natural do caramelo. Além de divina, ela traz vários benefícios pro organismo: melhora o funcionamento do intestino, auxilia a manter os níveis de açúcar no sangue e fortalece o sistema imunológico.
Como fazer?
O preparo das bolinhas é muito, muito simples. Se tiver um processador é melhor, mas se não tiver, no liquidificador também funciona.
Você vai precisar:
- 40g castanha caju (crua ou torrada sem sal)
- 40g castanha pará
- 40g amêndoas (crua ou torrada sem sal)
- 40g avelãs
- 10 tâmaras Medjoul (se usar outro tipo, deixar de molho na água morna para amolecer)
Essa é uma sugestão de mix de castanhas, mas vc pode usar as que estiverem à mão. O importante é que seja um blend (mistura) para ampliar o sabor. Algumas receitas levam também óleo de coco.
Se usar a tâmara Medjoul, que é mais cremosa, não precisa de óleo de coco para dar a liga.
Processe todos os ingredientes e depois faça as bolinhas na palma da mão
Flower Power
A decoração das bolinhas fica por conta das flores comestíveis. Dessa forma, essa receita vira uma sobremesa sofisticada. O ideal é colocar as flores um pouco antes de servir, ou seja, você pode preparar as bolinhas na véspera do evento e só finaliza com as flores quando for servir.
Nós oferecemos flores comestíveis da Numê, um espaço botânico e agroflorestal implantado no meio urbano a cerca de 2kg do centro de Botucatu. Guilherme Araújo e Lenise Baldini decidiram, em setembro de 2019, transformar um pasto velho e mal cuidado em uma agrofloresta urbana e cheio de VIDA! Hoje o espaço cheio de cor e sabor tem produção de alimento agroecológico e orgânico certificado, além de uma estufa para produção de flores e plantas ornamentais.
Gostou? Comenta aqui!